Para verificar e acompanhar a composição da vegetação nativa remanescente no entorno das áreas alteradas pela formação do reservatório e também pela operação da UHE – Colíder, foi criado o subprograma de Monitoramento da Flora. A Juris Ambientis foi responsável pela execução das duas últimas campanhas de campo e elaboração do relatório final deste monitoramento. […]
Para verificar e acompanhar a composição da vegetação nativa remanescente no entorno das áreas alteradas pela formação do reservatório e também pela operação da UHE – Colíder, foi criado o subprograma de Monitoramento da Flora. A Juris Ambientis foi responsável pela execução das duas últimas campanhas de campo e elaboração do relatório final deste monitoramento.
O principal objetivo deste monitoramento é avaliar e catalogar as principais mudanças na composição vegetal nas áreas do entorno do reservatório levando em conta a nova dinâmica regional pós enchimento do reservatório.
Neste sentido foram instalados blocos amostrais permanentes, compostos por unidades amostrais dispostas nas diferentes formações vegetais observadas na APP do reservatório, tanto no limite superior da APP como próximo ao nível d’água do lago, onde foram coletadas informações dos estratos herbáceo, arbustivo e arbóreo das formações vegetais, visando verificar alterações na dinâmica de desenvolvimento da vegetação ao longo do tempo.
As fotos ilustram a coleta de dados de campo nos diferentes estratos vegetais.
(41) 3264-5729 • Rua Estados Unidos, 2160, Boa Vista, Curitiba