O Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos é uma Unidade de Conservação que se enquadra na categoria Proteção Integral, e está localizada no município de Viamão, a 11 km da sede municipal e a 30 km de distância de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. O RVS Banhado dos Pachecos […]
O Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos é uma Unidade de Conservação que se enquadra na categoria Proteção Integral, e está localizada no município de Viamão, a 11 km da sede municipal e a 30 km de distância de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. O RVS Banhado dos Pachecos conta com 2.543,46 hectares e está inserido no Bioma Pampa.
O controle de espécies exóticas invasoras é uma das ações prioritárias da gestão do RVS Banhado dos Pachecos, tendo em vista o prejuízo que estas espécies causam aos ambientes naturais da Unidade e às suas espécies elencadas como alvos de conservação. Neste contexto, duas espécies exóticas são os principais alvos das ações de controle: o capim-braquiária (Urochloa decumbens) e o pinus (Pinus elliottii). Nos últimos anos, a braquiária avançou sobre os campos secos da coxilha e alterou a composição dos campos arenosos naturais, causando prejuízos à flora e à fauna características destes ambientes. Também houve a dispersão do pinus sobre parcelas dos campos de coxilha, e especialmente sobre a área de banhado, onde a logística de acesso torna mais difícil o controle.
O Projeto de Manejo das Invasoras que está sendo executado pela Juris Ambientis, faz parte das ações de Reposição Florestal Obrigatória da Neoenergia Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul e busca realizar o controle do capim-braquiária e do pinus, as duas principais espécies da flora exótica invasora que ameaçam áreas estratégicas para a conversação presentes no RVS Banhado dos Pachecos.
(41) 3264-5729 • Rua Estados Unidos, 2160, Boa Vista, Curitiba